sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Projete-se


Eu não gosto do MS Project.

Antes de falar as maravilhas do MS Project, deixe-me explicar. O MS Project é uma excelente ferramenta, incrível, inigualável. Se eu pudesse enumerar quais as melhores ferramentas que Microsoft comercializa eu colocaria em ordem: Excel, Visio e Project. Dá pra construir uma casa usando somente esses três.

O fato de eu não gostar do Project é que nunca consegui seguir um projeto que eu desenhei. Sempre existem os inúmeros acontecimentos repentinos e faltas de comunicação dos inúmeros departamentos e diretorias existentes nas empresas que eu trabalhei. Sem contar com a amaldiçoada Lei de Murphy que sempre acaba de colocar por água abaixo qualquer planejamento.

Quando não é isso, é o oposto, existe um projeto, existem tarefas, alocação, gráficos de Gantt, controles de custo e tudo mais, mas o que era para ser feito em um mês tem que ser feito em três dias e nós simplesmente jogamos o projeto no lixo e trabalhando 80 horas por semana conseguimos resolver tudo e gerar outro projeto só para corrigir os erros deixados no primeiro.

Em outros tempos eu diria que eu sou apenas um azarado, mas eu descobri uma maneira de criar um projeto universal para tudo o que eu faço, e a parte triste disso é que não depende do Project, pode ser feito num papel de rascunho qualquer.

Entao, sinta-se livre para usar minha solução universal . Você vai precisar de:
  • 1 papel - de preferência em branco.
  • 1 lápis ou caneta (sim, pode ser lapis de cor ou giz de cera).
  • 1 bode.

Escreva no papel:
  • "Tarefa número 1: Aguardar o imprevisto acontecer"
  • "Tarefa número 2: Resolver o imprevisto"

Se durante a execução do projeto nenhum imprevisto acontecer, faça com que o bode finque seus chifres em alguma coisa relacionada ao seu trabalho e diga para qualquer pessoa que lhe questione sobre o andamento das tarefas: "Tudo estava indo bem, até que esse bode veio e estragou tudo".

Nenhum comentário: