quinta-feira, 20 de março de 2008

Acima de tudo, somos humanos.


Já fazem 12 anos que trabalho com tecnologia. Neste tempo eu consegui me especializar muito na área que atuo e também ser capaz de enumarar alguns problemas com minha pessoa. Dentre estes problemas está meu controle pessoal do meu nível de stress.

Dentro da minha área, assim como muitas outras, sempre existe uma pressão externa capaz de modificar todos os trabalhos executados. Por também ser uma área de infra-estrutura, existe ainda a questão de muitos serviços acontecerem durante fins de semana, fora do expediente normal e incontáveis semanas de 50 ou 60 horas de trabalho. Em meio a todos estes fatores está o stress natural do ser humano.

Stress não é algo relativo em nossa área, não é algo que pode ser simplesmente ignorado ou buscado em entrevistas profissionais que se dão melhor com stress ou não. Stress é algo humano, pode ser causado por fatores que eventualmente nem possuem relação com o serviço em si, mas com a pessoa, e o mais agravante, o problema maior é gostar do stress, é de alguma forma encontrar na psique uma forma de alimentar o stress ao mesmo tempo que se imagina resolvê-lo.

Uma simples observação das pessoas e de si mesmo é capaz de detectar os diferentes níveis de stress de um ser humano ou encontrar pontos chaves capaz de acender uma fúria repentina. Nestas horas ações simplórias podem não resolver, mas ajudam significativamente as pessoas a encontrarem sua paz interior novamente. Palavras simples como um "obrigado", "excelente trabalho", "parabéns". Sem nenhum 'mas', sem nenhum 'porém'. As vezes o silêncio é suficiente, evitar proferir maldições como "temos muito trabalho pela frente", "a bomba vai explodir em breve"...

Empresas adotam várias soluções para isso, ginasticas laborais, serviços de acompanhamento, atividades em grupo, eventos em equipe. Quase todas arriscam um custo em troca do benefício de manter o funcionário em um nível de equilíbrio mental, de se sentir incluso na equipe. Existem aindas soluções simplórias, são mensagens de alerta sobre a saúde, sobre a importância de se tomar água, por exemplo. Sem contar com o cuidado das injustiças pessoais, como verificar pequenos benefícios sobre as próprias horas extras, o cuidado de não sobrecarregar toda a equipe, de não deixar os funcionários sem férias, nem deixá-los cumprindo cargas extras em excesso.

Afinal de contas, atrás de todo bom profissional existe um ser humano, com opiniões e conflitos próprios, inerentes ao seu trabalho, porém podem influenciar assustadoramente no nível de produção da equipe.

Nenhum comentário: