quarta-feira, 19 de março de 2008

A Garrafa de Café


Não tenho muito talento em enumerar problemas, sou melhor em apenas coletar informações e esboçar cenários de solução. Mas em um súbito momento de reflexão eu consegui enumerar quase a totalidade dos problemas do meu atual local de trabalho em uma garrafa de café.

A garrafa de café de minha sala é entregue todos os dias pela manhã e renovada no início da tarde. É uma única garrafa de café, talvez dê para 10 xícaras pequenas. Desde o meu primeiro dia de trabalho a garrafa de café segue esta rotina.

A empresa onde trabalho tem sérios problemas de logística, afinal de contas, meu setor, por exemplo, trabalha durante três turnos e o café só é servido em dois deles (manhã e tarde). O turno da noite, talvez quem mais precisasse do café, não é abastecido.

Temos também problemas de comunicação, pois já solicitamos inúmeras vezes que o café viesse no período da noite, e nunca fomos atendidos ou informados o motivo do não atendimento.

Temos também problemas com horários e atendimento. Na porta da copa onde é servido o café existe uma placa com o horário de atendimento, porém muitas vezes a porta está trancada durante o período que está definido na placa.

Temos também problemas com fornecimento de recursos, uma única garrafa de café abastecia uma equipe de 4 pessoas, a mesma equipe hoje com 12 pessoas continuamos sendo abastecidos pela mesma quantidade de café.

Temos problemas de controle, uma vez que o recurso é escasso, muitas vezes eu vou me servir de café 30 minutos depois da garrafa ter sido colocada e a mesma já está vazia e quanto pergunto quem tomou todo o café, ninguém diz.

O engraçado é que os problemas citados acima não acontecem em todos os lugares, poderia enumerar setores que não possuem nenhum dos problemas que eu enumerei, mas como diria a frase proferida sempre em inúmeras análises de risco: "Eventualmente perdemos muito tempo estabelecendo controles para algo impossível de se acontecer".

Nenhum comentário: