terça-feira, 25 de março de 2008

Será o cão selvagem ou o adestrador ruim?



Estava assistindo Fantástico neste domingo de Páscoa, em particular a reportagem acima onde a senhora usa técnicas de adestramento de animais com o marido. A técnica base é simples, recompensar o sucesso, ignorar ou retratar os erros.

Pensei comigo, isso pode ser levado a níveis mais altos, como por exemplo, no trabalho, nas relações chefe-empregado. É sério!

Como trabalhador de área meio, me deparo constantemente com o dilema do lixeiro: Se meu trabalho vai bem é porque o ambiente está limpo e ninguém me vê. Se meu trabalho vai mal, influencia diretamente no dia-a-dia de todos, sem meias palavras, minha área é constante alvo de críticas e muito raramente de elogios. Elogios são tão raros que guardamos como troféis, gravamos o e-mail e se pudéssemos colocaríamos em uma moldura atrás da mesa.

Meio a este problema e somados ao stress do outro tópico, funcionários de TI são como vira-latas, desculpem o comparativo, mas em geral vamos onde a comida mais nos agrada e estamos pouco interessados em vestir camisa da empresa X ou Y.

Se somos assim, então de certa forma podemos tanto adestrar quando sermos adestrados nas relações de trabalho. Sim, e se nos brota o sentimento de insatisfação eu me faço a pergunta, a culpa é do vira-lata ou do adestrador?

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.