sexta-feira, 11 de abril de 2008

Leis da Morcegação


Alguns anos atrás recebi um e-mail que ensinava sobre como morcegar no trabalho sem ser pego. Eu não lembro muito bem do e-mail, mas eu estabeleci alguns parametros de morcegação. Eu definiria morcegar como a metáfora de sugar o que for possível da empresa para dormir enquanto os demais trabalham, como o morcego que dorme durante o dia e suga sangue.


Antes de me julgar incorretamente, deixe-me justificar. Já ouviu aquele ditado que quem está de fora tem outra visão sobre os problemas? Eu considero o ato de morcegar uma forma de espairecer sobre os problemas e tirar um pouco da carga de trabalho para poder avaliar melhores soluções para eventuais problemas ou dilemas. Além de ser uma boa forma de esquecer um pouco do trabalho e relacionar um pouco com os colegas e ser lembrado por eles. Sem contar que todos temos problemas, de trabalho ou pessoais, e não dá pra simplesmente deixar eles pra lá. Estes pequenos atos eventualmente esquecidos pelos setores de RH que na média final acabam aumentando a produtividade de alguma forma é o objetivo final sobre o que escrevo agora.


Eventualmente sou criticado por parar o serviço para morcegar, nenhuma chefia gosta de ver o funcionário sem fazer nada, do ponto de vista gerencial quando se depara com um funcionário a toa é hora de passar novas tarefas ou cobrar algumas antigas. Portanto as técnicas aqui são para se esquivar disso, afinal, se você parou um pouco o serviço e porque você quer que ele assim permaneça. É claro que isso pode ser usado para o mal, os preguiçosos de plantão podem se beneficiar dos mesmos mecanismos para literalmente morcegar.


Primeiro, sempre que for andar por aí leve papeis com você. Acredito que exista até algo cientificamente comprovado que se você está carregando um jornal é porque está indo ao banheiro ou está procurando emprego. Se não leva nada, está a toa. Se você carrega papéis sempre dá a impressão que está fazendo algo.


Se for morcegar na própria mesa de trabalho, olhe para o monitor. Quem está olhando para o monitor não está a toa, mesmo se estiver. Aproveite e desenvolva técnicas de mexer o mouse enquanto dorme, eu já vi pessoas fazerem isso.


Se sua empresa tem mais de um prédio, use a técnica do "estou no outro prédio". Diga no prédio A que está no prédio B e no prédio B que está no prédio A. Até que você seja encontrado teve tempo suficiente de seu merecido descanso.


Sabe aqueles passatempos de caça-palavras, sudoku, etc? Já existem na internet, procure-os e use-os com sabedoria para não ser pego nos logs de acesso. Pelo menos dá menos na cara do que ser pego fazendo caça-palavras na mesa.


Responda e-mails sem resposta. Use o gerundismo e as respostas padrão para todos aqueles e-mails que não precisam de nenhuma resposta. Você não precisa pensar e enquanto morcega pode ficar respondendo aqueles e-mails com "ok", "muito obrigado", "estamos providenciando solução, aguarde". São respostas pequenas que nem precisariam ser enviadas, mas que lhe dão bastante tempo para você, enquanto as responde, faça aquela pesquisa no google que você estava sem tempo ou pense em na vida.


Faça amizade com um fumante. Os fumantes param algumas vezes durante o dia para fumar, ficam em áreas abertas depois das leis anti-tabagismo, e quase sempre são os lugares mais pacíficos e interessantes da empresa. Você não precisa fumar, mas pode acompanhá-los para bater um papo sobre alguma coisa ou só desabafar, cada saída deles dará 5 a 10 minutos de pausa no seu trabalho.


Participe das ginasticas laborais. Se sua empresa tem algum plano nesse sentido, participe. Quem trabalha muito com computadores sempre acaba desenvolvendo uma L.E.R. ou tem problemas de visão. Então deixe de sedentarismo e use os 15 minutos ou mais que normalmente estes eventos tomam. Pense positivo, são 15 minutos a menos de trabalho.


Tome café em outra sala e vá a passos lentos. Dê uma desculpa que o café do outro prédio/andar/sala é melhor que o que é servido na sua e vá até lá várias vezes por dia para pegar café.


Existem várias outras diversas técnicas de morcegação, não confunda o ato de morcegar com atos para disfarçar sua incopetência, mas você pode desprender algum tempo tentando convencer as pessoas que você está muito atarefado e sempre que alguém lhe passar alguma coisa você responde com um "vou tentar encaixar nas minhas pendências" mesmo que não esteja fazendo nada. Ou algum "vai demorar um pouco por causa das outras tarefas". Se a situação permitir use o famoso "vou deixar pra semana que vem porque estou muito ocupado esta semana".


Use as multiplas chefias a seu favor. Existe o problema que muitas empresas possuem muitos gerentes, diretores, coordenadores para poucos funcionários. Seria como um exército com 1000 generais e 1 soldado. Isso pode ser incrivelmente frustrante, mas pode ser usado a seu favor, se você descobrir como colocar os chefes para discutirem entre si, enquanto você se livra de grande parte de suas atribuições. Cuidado para não deixar o ambiente de trabalho carregado ao fazer isso.


Enfim, com essas técnicas você consegue morcegar durante alguns momentos do dia. Mas se estes pequenos atos não estão lhe ajudando a tornar seu ambiente de trabalho mais agradável ou estão lhe prejudicando de alguma forma, sugiro então não fazê-los, ou é melhor procurar outro emprego...

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.