segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Superação e o Sistema

Eu tenho um nome pro universo a minha volta. Antes eu chamava de mundo, mas mundo não contempla as forças ocultas, muitas vezes imperceptíveis. Então chamei de Deus, mas meus amigos ateus reclamavam e desviavam a atenção do que eu queria falar para um assunto necessariamente religioso. Então chamei de Força, mas não fazia sentido pra quem não era fã de Guerra nas Estrelas. Então surgiu o nome de Sistema. Apesar de nerd e meio anos 70, ele exemplifica muito bem e politicamente correto todo o universo em volta da humanidade e a própria humanidade em si.

O Sistema luta contra, mesmo eu tendo acabado de dizer que a humanidade é parte do Sistema. Nós passamos a vida inteira tentando encontrar nosso lugar nele ou lutando contra, de certa forma, tentamos vencê-lo para que assim a força que ele exerce sobre nossas vidas não nos inflencie tanto.

Você pode não ganhar a guerra contra o sistema, mas cada vitória, por menor que seja, é espetacular. É como se ele fosse montado de vários módulos e cada um deles pudesse ser vencido separadamente, tornando as coisas mais simples, a vida mais simples, feliz. Algumas vezes a correta compreensão de parte do sistema é suficiente para vencê-la, é como brigar com um monstro feito de Lego. Apesar disso, nem sempre a luta é fácil, nem sempre existe uma fórmula.

É uma pena, caros solteiros que eventualmente passem por este blog. Eu tenho uma má notícia pra vocês, não é possível vencer o sistema sozinho. A explicação é quase tão algorítmica como a própria palavra sistema, bem como você é parte do sistema, sozinho, suas metas e conquistas serão somente um empate contra ele. Você chegou até onde chegou porque quis, não foi forçado a isso, não foi além do que você mesmo estipulou como além.

E aos casados que se acharam donos da razão com o parágrafo acima, sinto muito, eu já vi vencedores e vencedoras se perderem no caminho sendo sugados pra baixo enquanto seus respectivos tentavam em desespero escorar em seu sucesso.

Sim, vencer o sistema depende de uma luta conjunta, depende de equilíbrio e muita batalha. Depende de desentendimentos transformados em alinhamentos. Depende de abrir mão de certas coisas, em prol do conjunto. E depende principalmente de superação. É preciso compreender que a união, mesmo que favoreça mais uma das partes, tem que ser melhor para o conjunto. Não faz sentido estar com outra pessoa se não for para ser melhor do que estar sozinho (lembre-se que esta frase vale pro outro lado, é vice-versa).

Não faz sentido também tentar se superar sem alguém para lhe guiar quando sua visão se tornar turva, quando suas ações estiverem no automático, quando sua cabeça já não estiver mais na razão. É aquele momento que uma voz ao seu lado lhe põe no rumo, ou uma mão que lhe empurra quando o caminho parece insuperável.

Não se sinta derrotado(a) ou orgulhoso(a) com meu texto, lembre-se que é mais fácil vencer um jogo partindo de um empate, é mais fácil terminar um caminho já trilhado, lembre-se que o sistema luta contra, mas lembre-se principalmente de uma frase despercebida lá em cima do texto, muitas vezes basta encontrar nosso lugar, compreender. Algumas vitórias e derrotas dependem apenas do ponto de vista.

Nenhum comentário: