segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dilema de propriedade

Estava eu lendo quadrinhos na Internet no meu horário de almoço quando me veio uma faísca de uma situação absurda. Imagine comigo:

Sou funcionário de uma pequena empresa XYZ. Durante meu horário de trabalho, aproveitei que não estava fazendo nada e montei um site em um servidor desta empresa. O site oferecia meus serviços e simulava uma empresa que não existe legalmente (vamos chamar esta empresa de ALFA).

Também durante meu horário de trabalho fiz alguns pequenos serviços em nome da empresa ALFA, meu serviço pode ser feito a distância precisando apenas de alguns contatos telefônicos, todos feitos pelo telefone da empresa XYZ.

Inesperadamente uma grande corporação gosta de meus serviços, admirou minha criatividade e propôs um projeto milionário achando que minha empresa (ALFA) se trata de uma empresa grande e séria. Ao mesmo tempo que a empresa ALFA se torna virtualmente mais rica em potencial que a empresa XYZ, esta descobre meu site e rastreou meus acessos e minhas ligações em nome da empresa ALFA, provas estas que por meio do meu contrato de trabalho podem ser utilizadas legalmente.

Eis o dilema: Quem é dono do contrato milionário da empresa ALFA? Melhor ainda, quem é dono da empresa ALFA?

Um comentário:

Maykon Paulo disse...

Viajou legal nessa hein? Mas não deixa de ser uma questão interessante e presente no nosso dia-a-dia. Eu já pratiquei tudo descrito e vejo pessoas fazerem a mesma coisa constamente. Espero nunca ser pego para descobrir a resposta. hehe