terça-feira, 9 de setembro de 2008

Algumas palavras

Como ser humano cometo erros, talvez mais do que eu gostaria... Mas tenho algumas diretrizes que eventualmente me são bastante úteis.

Não trate o diferente como igual, nem o erro como regra. Do contrário, todos os erros que você também cometer terão impacto significativo pra você. Aprenda de alguma forma a ver que erros são aprendizados. Ignore os contratempos, as broncas, essa emoção que você sentir, talvez de medo ou de culpa, use-a para você jamais errar na mesma coisa novamente. Se errar e for pego no erro, assuma imediatamente.

Aprenda a reconhecer acertos e a valorizá-los, eles são mais importantes que os erros e merecem tão igual ou maior importância. Mesmo aqueles que costumam acertar quase sempre, eles merecem reconhecimento. Recompense os projetos implantados com sucesso, recompense os bons profissionais com gratificações (seja esta de qual tipo você puder dar). Meu professor de dança dá chocolates, parece bobagem não é? Bobagem é não dar nada.

Não minta. Esconda a verdade se for conveniente, mas não minta. Não aumente ou mude os fatos. A verdade por si só costuma ser crua e cruel, se usada de forma errada pode ofender mais do que ajudar, mas a mentira é o primeiro passo para a estagnação. Você não será nada mais do que você é se mentir. A mentira trava a tentativa de transformar o erro em aprendizado, pense nisso.

Cresça e apareça. Pare com a inveja de quem sabe mais ou tem mais do que você. A maioria das histórias de sucesso podem ser trilhadas, desde o idiota que hoje comanda uma grande empresa, até o mestre-triplo-doutorado que ganha um Nobel. Não há mistério nem teorias da conspirações que impedem você de ser mais. Se andar pra frente está de difícil, ande para o lado e depois torne a andar pra frente, dê um passo atrás e contorne o problema. "Só há um único mal irremediável neste mundo", como diria Chicó. Cresça e seja mais do que você é.

Não seja meia boca. "Se não pode fazer tudo, faça tudo que puder", se escolheu ser médico, seja o melhor médico que puder, se escolheu ser professor, seja o melhor professor que puder. Eu sei, todas as profissões tem vantagens e desvantagens. Tudo o que você precisa já está com você, então não deixe que sua mediocridade lhe conduza ao fracasso. Vá, aprenda, melhore, se esforce.

"Sejais sábio para o bem, não sábios para o mal" (Ro 16,19). Use sua inteligência para promover o mundo que lhe cerca. Não perca tempo arquitetando planos, conspirando e se você seguiu os conselhos anteriores, não há tempo a perder com isso.

"O mundo gira e todos os FDP se f*d*m no final". Se tudo está dando errado é porque talvez você tenha sido um FDP em algum momento. Não se preocupe, a justiça do universo tratará daqueles que lhe sacanearam também.

A vida não é justa. Ninguém quer saber dos seus problemas, todos nós temos os nossos. Você já passou da idade de lhe passarem a mão na cabeça e já aprendeu sobre as verdades do mundo, portanto pare de reclamar e comece a agir.

Nenhum comentário: