terça-feira, 2 de setembro de 2008

Equilíbrio ou desordem

Equilíbrio. Qualquer estudo das energias do universo que você se aprofunde provavelmente achará forças diversas tentando achar o equilíbrio. Das cargas de prótons e nêutrons às forças de um terremoto.

Se há o equilíbrio nas pequenas e grandes forças, será que há um equilíbrio nas relações sociais, na sorte ou no azar, nas nossas ações do dia a dia? Será que há um equilíbrio como um Carma em vida?

Se não há equilíbrio, então todas minhas más ações não têm conseqüência ou só têm conseqüência fora desta vida? Obviamente, quem me conhece sabe que sou cristão e fui educado, e também acredito, na Bíblia e no julgamento final. Bem como, conheço doutrinas do Carma, espíritas e afins. Logo, o equilíbrio segundo minhas crenças e conhecimentos superficiais é apenas de uma vida para outra.

Mas para eu indagar o equilíbrio em vida é porque acontecem alguns fatos que podem ser apenas acasos ou coincidências coincidentes, ou mesmo o tal equilíbrio em ação. Por exemplo, quando sinto raiva de alguém, não há equilíbrio, mas quando sinto ódio de alguém, aí sim, o universo conspira contra. Quando faço fofoca (não ria) não há equilíbrio, mas quando eu difamo, lá está ele! Seja me causando pequenos acidentes, seja me causando inúmeros pequenos azares.

E assim eu fico imaginando. Será que existe o equilíbrio? Será que as forças externas ou o sistema luta contra ou a favor de acordo com ele? E quando penso demais, concluo que não há equilíbrio, talvez haja apenas desordem, talvez a força motriz do equilíbrio busque sempre o caos.

Nenhum comentário: