segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Maldade?


Era uma festa de criança eu um bloco de apartamentos, quando uma senhora lançou um balde de água do oitavo andar molhando grande parte das que brincavam por ali correndo.

Os pais indignados foram ver o que se tratava e se depararam com a vizinha mal humorada dizendo para as crianças pararem de gritar.

Eu curiosamente me lembrava de um vizinho que eu tinha, que recentemente passou dessa pra melhor, que costumava sair com a arma em punho para evitar que jogassem futebol em frente a sua casa.

Também me lembrei da minha vizinha, que hoje não é um amor de pessoa, mas já saiu na rua indignada, gritando, porque havia um carro estacionado em frente a casa dela (nem bloqueava a garagem nem nada).

Todos estes juntos me lembram da minha revolta adolescente com o mundo, minha raiva e indignação de certas situações. Graças a Deus a maioria delas eu já eliminei, mas será que os exemplos acima, não?

E a maldade, maldade pura e simples, será que existe? Será que os vilões de novela, aqueles que são capazes de fazer todo tipo de coisa para o ruína de alguém ou criar situações desfavoráveis para roubar um namorado ou acabar com o relacionamento de uma pessoa. Será que esse nível de maldade realmente existe? Será que existe realmente a maldade dos vilões do 007?

Sei que todos nós temos uma integridade em nós mesmos, do assassino serial ao ser humano mediano, então, é possível haver uma maldade pura e simples, sem tons de loucura ou maluquice. Não seria a maluca que atirou água nas crianças, o meu ex-vizinho e minha vizinha, apenas pessoas carentes... e doidas?

Nenhum comentário: