quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trabalhar em casa

Esse texto é uma tradução do artigo divulgado no site TechRepublic sob o título "10 ways to convince your boss to let you work from home" (10 maneiras de convencer seu chefe a deixar você trabalhar em casa) da autora Susan Sales Harkins.

No artigo você verá muitas vezes o termo abaixo (fonte: Wikipedia):
Telecomutação é o trabalho no qual a comutação do
empregado é substituída pela telecomunicação,
de forma a subtituir qualquer forma de deslocamento relativo ao serviço. Esse
sistema é facilitado por ferramentas tecnológicas como VPN, videoconferência e voz
sobre IP
. Pode ser eficiente e útil para empresas pois permite que os
colaboradores comuniquem-se mesmo distantes, economizando custos com viagens.

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Você quer trabalhar em casa, mas seu chefe pode não gostar da idéia. Não o culpe -- São muitas mudanças. Não cometa o erro de dizer ao seu chefe que você será mais feliz, e por isso mais produtivo se trabalhar em casa. Seu chefe não se importará com seu estado de espírito. Ao invés disso, gaste um pouco de tempo pesquisando sobre estatísticas de telecomutação que seu chefe pode se importar com elas. Então mostre a seu chefe como as telecomutações irá melhorar ou ajudar o seu negócio.


#1: Seu lugar é mais barato que o deles
Espaços em escritórios não são baratos. Escritórios alugados são extremamente caros e chegam a custar em média R$ 150,00 por metro quadrado (por ano). De acordo com a InnoVisions Canada, as organizações podem eliminar um escritório para cada três telecomutadores. A seguir alguns exemplos de economia que pode encorajar qualquer gerente a considerar sua proposta:
  • AT&T reduziu o custo de espaços de escritórios em 50%.
  • IBM economizou 56 milhões de dólares depois de um ano reduzindo o espaço de escritórios em 500 mil metros quadrados.
  • Merril Lynch economizou 5000 a 6000 dólares por ano para cada escritório que ela eliminou.
  • Georgia Power economizou 100.000 dolares por ano reduzindo o tamanho dos seus escritórios.
  • O relatório de Março de 2008 da The TeleWorker informa que a Dow Chemical's diminuiu seus custos administrativos em 50% e atribuiu 1% a economia em telecomutação.
De volta a realidade, você é apenas uma pessoa, mas pode começar um indicador. O movimento tem que começar em algum lugar. Se é bom para os grandes negócios, porque não será para o seu?


#2: Sua produtividade aumentará
É difícil convencer que sua produtividade irá aumentar em casa. Imaginar você em casa com todo o conforto em segurança. Só porque seu chefe não está te vendo não significa que você não está trabalhando. Se sua palavra não é suficiente para o convencimento, tente as estatísticas:
E ainda existem os aspectos criativos, que são difíceis de mensurar. Francamente, alguns de nós trabalhamos melhor de 3:00AM as 5:00AM do que no horário do escritório de 8:00AM as 6:00pm. Agora, isso é mais de você do que do negócio para o qual você trabalha, mas não irá machucar ninguém deixar seu empregador saber que você frequentemente trabalha estas horas extras, se você realmente trabalha.


A palavra está lançada: Empregados telecomutadores gastam mais tempo trabalhando quando não estão comutando e interagindo com colegas de trabalho.


#3: A retenção de empregados aumenta
Ameaçar sair da empresa se você não puder trabalhar de casa é uma idéia ruim, poucos de nós somos indispensáveis. Todavia, se você tem uma longa ligação com a empresa, trabalhar de casa pode ser um pedido razoável. Se você é um empregado valioso, trabalhar de casa alguns dias da semana é preferível do que perder você para uma empresa que fica mais próxima de sua casa.


No questionário da CompTIA de 2008, 37% dos entrevistados disseram que a telecomutação aumenta a retenção de funcionários. Outros 39% disseram que tem acesso a profissionais mais qualificados, os quais não vivem a uma distância comutável da empresa, graças a telecomutação.


Um estudo recente do The Journal of Applied Psychology descobriu que o stress de uma tensa relação no trabalho é a maior causa de pedidos de demissão de emprego. Estas pessoas não são duras o suficientes para conviver com isso e apenas não gostam da política da empresa. Telecomutação, pelo menos em meio-período, pode reduzir o stress e manter seus funcionários longe de idéia de pedirem demissão. Esta cortesia de dar e receber tem adicionado bonus na relação de lealdade dos empregados.


#4: Você irá aumentar suas horas trabalhadas
Qualquer um que cobra de seus clientes sabe da dificuldade de separar horas trabalhadas das interrupções sem custo. Quando outras pessoas tem acesso a você, eles acessam você! No final do dia quanto tempo você realmente gastou nas tarefas de trabalho? Em casa, com menos interrupções é mais fácil definir as horas trabalhadas. Isso significa mais ganhos, soluções mais rápidas e mais tempo para novos clientes, o que significa mais dinheiro.


#5: Você estará correndo com a tendencia.
Todo mundo está fazendo isso. Robert Half Technology entrevistou 1400 CIOs e descobriu que 47% oferecem horários de trabalhos flexíveis, incluindo telecomutação, para aumentar a satisfação no trabalho e construir relações de lealdade. Aqui algumas estatísticas americanas da WorldatWork:
  • 12,4 milhões de trabalhoradores americanos telecomutam pelo menos uma vez por mês.
  • O número de empregados que telecomutam pelo menos uma vez por mês aumentaram em 25% de 2004 a 2005.
  • WorldatWork estima que 100 milhões de trabalhadores americanos irão telecomutar até 2010.

#6: Suas relações irão melhorar

O estudo do Journal of Applied Psychology (Diário da Psicologia Aplicada) mencionou recentemente que descobriu que a telecomutação ajudou a melhorar as relações entre supervisores e equipe. Em um ambiente de telecomutação, todos trabalham muito para se manter em contato. Eles se veêm uns aos outros menos, mas frequentemente se comunicam de forma mais efetiva do que pessoas que compartilham o mesmo espaço no escritório.

#7: É a coisa 'verde' a se fazer

Projeger a natureza (ser verde) não é só uma imagem, isso pode salvar dinheiro da empresa. Um estudo patrocinado pelo US Consumer Eletronics Association [Associação dos consumidores americanos de eletrônicos] (CEA) informou que a telecomutação economiza 9 a 14 kilowatt-horas de eletricidade por ano -- o equivalente a um milhão de casas americanas. Isso afeta a economia de energia de sua empresa. O quanto, é claro, dependerá do tamanho da empresa e do número de funcionários que irão telecomutar. O estudo também estima que 3,9 milhões de telecomutadores economização o consumo de combustível em 840 milhões de galões e a emissão de carbono em aproximadamente 14 milhões de toneladas. Como isso talvez não mude a linha de custo do seu departamento, mas seu chefe talvez passe a telecomutar também!

Tráfego não apenas combustível e emissões. O Texas Transportation Institute (Instituto de Transporte do Texas) concluiu que o tempo disperdiçado no transito custa 78 bilhões de dolares por ano, ou 4,2 billhões de horas perdidas. Ao invés de estar preso em um engarrafamento, você poderia estar trabalhando, se você trabalhasse em casa.

#8: Politicagem irá diminuir

É complicado compartilhar movimentos trabalhando em casa. Sim, existe sempre e-mail, mensagens instantâneas e telefonemas, mas não é a mesma coisa. Você pode não estar disponível para participar de políticas do escritórios ou fofocas, mas ao estar no mesmo ambiente de trabalho que estes eventos podem afetar suas atitudes e até o seu trabalho. Nada corta mais a produtividade e a moral da equipe do que fofocas e rumores. Trabalhar em casa pode filtrar (e te proteger) destes aspectos indesejáveis que você sente ao estar trabalhando junto deste tipo de pessoa. Se isto for um problema, acredite em mim, seu gerente já deve saber disso. Mostrar sensibilidade a isso e querer ficar longe deste tipo de problema é admirável e profissional.

Atenção: Nem todo chefe concordará com você. Alguns acreditam que você tem que estar acima desse tipo de situação e você parecerá rancoroso ou reclamão se tocar nesse tipo de assunto. Conheça seu chefe antes de colocar o assunto na mesa.

#9: Você estará mais acessível

Em um episódio do Seinfield, George costumava dormir embaixo de sua mesa. Todos pensavam que ele estava muito ocupado porque nunca estava disponível. Na verdade ele estava dormindo. Se você não está em sua sala, você pode estar vagando pela empresa, em alguma sala de conferencia ou na biblioteca -- existem muitos lugares para se esconder do trabalho.

Se seu chefe liga pra você em sua casa-escritório e você não atende, onde você estava? Você pode estar ocupado se a natureza chamar ou abrindo a porta para o cachorro ou gato ou sei lá. O ponto é, você não consegue se esconder do trabalho estando em casa por muito tempo. Você deve responder a um recado ou e-mail rapidmente, pois seu chefe sabe que você não está pegando uma impressão ou em uma reunião ou na biblioteca. Você está em casa e seu chefe sabe onde você mora.

Você não só estará mais acessível ao seu chefe e aos seus colegas de trabalho, como também estará acessível aos seus clientes. Horário de trabalho e fusos horários não irão limitar você. (Pensando direito sobre isso, talvez você queira guardar esse benefício só para você.)

#10: É um ambiente a prova do clima

Em janeiro de 1994 meu chefe fechou por uma semana depois que a mãe natureza cobriu com 5 metros de neve nossa região. Dependendo de onde você trabalha isso pode ser um problema importante. O clima não irá mais atrapalhar sua ida ao trabalho.

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Susan Sales Harkins é uma consultora independente e autora de vários artigos, livros sobre tecnologias de banco de dados. Seu livro mais recente é Mastering Microsoft SQL Server 2005 Express, com Mike Gunderlow publicado pela Sybex. Susan é voluntária como Diretora de Publicação para a Database Advisors.

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